quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

¬¬ Uma 1110 que poucos conhecem... (demais assuntos também)

Sinaleira do Anjo Mal, Tancredo Neves


Falar sem conhecer é feio, num é?

1110 lotava sim nos horários de pico e nos horários de mais baixo movimento chegava a ficar com todos os bancos ocupados, bater carroceria mesmo era só aos domingos, porque afinal, 1110 praticamente nem existia aos domingos, embora a imagem ilustrativa tenha sido registrada em um domingo, o maior fluxo de 1110 durante a semana era de estudantes, algo bem parecido com a 1136, essa sim, pode se dizer que anda batendo carroceria pra um roteiro saturante, a 1110 em um horário de trânsito normal no Cabula fazia o percurso total ida/volta em 40 minutos, mas isso não é bem assim que funciona, as 6 : 30 o ônibus subia pra Rua Bahia, mas já teve casos de Eu andar sentido Cabula 6 as 7 horas da manhã e ver a bendita 1110, e advinha?

Cheia, isso mesmo, já vinha do Cabula 6 já com bastante gente, durante 2 anos estudando no Cabula fora o convívio comum, 1110 foi muito importante, e nem é dizer que na ida não levava gente pra Tancredo Neves, levava sim, cansei de pegar ônibus pra soltar na Entrada do Arenoso (que é T. Neves também) e subir gente pro Largo e até mesmo pra Rua Bahia, gente que pegou o carro ali no Bompreço, a depender do horário do dia, 1110 chegava na Rua Bahia mais rápido que um dos 63 ônibus via Estrada das Barreiras direto, e durante o pico, aquele horário da tarde, por volta de umas 15 ou 16 horas que o ponto na frente da Oi fica cheio?

Passa trocentos ônibus da 1207 sentido Tancredo sem conseguir botar mais uma alma viva dentro, 1201/1142/1242 e afins, e aparecia a saudosa 1110?

Tinha períodos do dia que 1110 rodava até com 2 ônibus, o fixo e algum que roda em alguma linha de Pernambués mesmo, e se comparada a 1224, 1110 tinha frota melhor, e fora os vários remanejos de Apache VIP II, desde que o Apache VIP II começou a ser fabricado e encerrou sua produção, garanto que já vi mais na 1110 do que na 1224 da empresa Capital.

1110 durante a noite, enchia pra caramba e servia de reforço pra 1210 e 1210-1, por ser um ônibus acho que era até mais confortável, o lado ruim era que o carro entra no fim de linha do Cabula 6, mas isso é detalhe, antes o roteiro da 1110 era o seguinte:

Silveira Martins, Rótula do Juliano, Doron (sim, entrava no Doron), Odebrecht, Cabula 6 (ia no final de linha), Horta do Cabula 6, Largo do Anjo Mal, Rua Bahia, Final de Linha (a linha ia até o final de linha também, mas parou de ir)

Volta: Rua Direta do Tancredo Neves, Estrada das Barreiras, Silveira Martins

Se a 1110 realmente era vazia, porque criaram 1210 pra Narandiba, sendo que a ida de 1110 é a volta de 1210?

É uma linha que faz falta, embora tenha os Stecs na Narandiba, mas era uma linha de roteiro rápido e mesmo que mais longo pro destino, acabava sendo até mais rápido que indo pela Estrada das Barreiras, pois ai tá um segredo difícil de compreender, porque as linhas de Tancredo Neves são via Estrada das Barreiras?

Claro, a linha sai do final de linha e tem que pegar todo mundo do Beiru, e o bairro vindo das Barreiras começa no fim dela, ali na Curva da Morte, uma solução seria botar linhas saindo do Arvoredo e vir sentido Narandiba, pois existe várias comunidades do Tancredo que o acesso ao transporte do bairro é mais difícil do que pra quem mora na Estrada das Barreiras, uma 1207 da vida fazer o roteiro pela Estrada das Barreiras é algo surreal, a linha vem do final de linha já cheia na Rua Bahia, o roteiro rápido ainda é a Paralela, com todo o congestionamento, o Cabula consegue ser pior.


Mas não vou mudar de assunto, só voltando a falar da 1110, quem limou a linha, realmente foi muito inteliJente, deve ser da mesma laia daqueles que fecharam o retorno da Rótula obrigando os ônibus ou irem na Fiori ou ir no Dois Leões fazer a volta, da mesma laia daqueles que botaram o retorno da 1201 na volta pra ser praticamente no Rio Vermelho, quando deveria ser que nem era antes, ali na frente do Extra Vasco, e outra reclamação, mas essa é mais local mesmo, mais do que as outras:

Por que raios a 1201-01 Tancredo Neves - Barra (que sai do Novo Arvoredo) é via Estrada das Barreiras, tudo bem, Eu entendo que foi pelo fato de pela manhã o carro já chegar lá no Arvoredo sem condições de entrar ninguém, e botou ônibus pra galera da manhã e tals, e que na volta o carro reforça também o Tancredo, por vir na Rua Bahia e fazer a volta, sem ir no fim de linha, claro.

Mas durante o dia, a linha sai do Arvoredo vazia, cadê o senso?

Encher no caminho?

Bem, desce um carro da 1201 no fim de linha, vazio também, dai quando o carro chega no Arvoredo que é cerca de 1,5 km do fim de linha, tem um carro da 1201-01 descendo, e essa situação é mais normal que se imagina, ai pense você ai, 2 ônibus vazios pra Barra, fora quando desce em comboio, como ocorreu em um dia dessa semana.

Não é querendo ser bairrista, nem nada, mas a 1201-01 deveria ser via Narandiba, passando na Entrada do Arenoso, ida e volta, e com bandeira de Condomínio Arvoredo mesmo pra diferenciar, outra coisa, porque raios Barramar e São Cristóvão programam Condomínio Arvoredo nas demais linhas filhas, se na volta o carro nem entra no Arvoredo, vai direto pra Rua Bahia, uma pessoa em boa sanidade que mora no Arvoredo não vai fazer essa volta, pois o carro para na entrada, apenas vai descer no seu ponto de sempre e ir pra casa.

Mais uma razão, a comunidade do Arenoso, desde Mil Novecentos e Bolinha vem pedindo um Barra no bairro, cadê?

Pra que, você que suba pra Rua Bahia e lote a 1201, ou que desça de comboio de um carro da 1201, você que mora na Rua do Canal que é em T. Neves já que suba as temerosas ladeiras pra chegar na Rua Bahia, num é isso?

Venho a dizer que mesmo se tivesse, o povo do Arenoso não deixaria de pegar as linhas do Tancredo, lógico que tem os acomodados, mas veja ai o exemplo de 1224 e 1207, principalmente na volta, a pessoa que mora próximo a entrada, está lá esperando pelo Arenoso, dai passa um, dois, três Tancredo, no quarto vai e pega, bem esse não é o meu caso, Eu pego o primeiro que passa.

Enfim, é isso, sou a favor da volta da 1110, pois pros que não conhecem, ou conhecem de vista rápida, não faz tanta diferença, mas faz sim e bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário