sábado, 20 de julho de 2013

¬¬ Lotação Confortável


Hoje estarei falando um pouco sobre o tamanho dos ônibus de Salvador e as cadeiras, ou melhor dizendo, a falta delas...
Num tempo remoto, há alguns poucos anos atrás, ônibus com bastante cadeiras trafegavam pelas ruas de Salvador, os passageiros viajando sentados, e tudo mais em ônibus de tamanho médio (12M, padrão) com suas incríveis 49 cadeiras, super apertadas...
Hoje em dia, oficialmente um Apache Vip 2 alongado pra 13,2M da São Cristóvão que roda na 1207, existe alguma diferença dessa quantidade pro alongado de 12,6M da União, ou até da própria São Cristóvão?
Nenhuma, e não para por aí, um Torino G7 da Rio Vermelho mesmo sendo alongado (12,6) e possuindo 2 portas, possui menos bancos que um Sveltinho da Capital...
Mas espera aí Jefferson...
E o espaço entre os bancos?
Sim, daí eu digo, o 3168 antes de ter as cadeiras do curral retiradas, possuía 41 bancos e o espaço entre eles é excelente, e o mesmo é um ônibus desgraçadamente curto, enquanto um Torino G7 da Rio Vermelho possuía 36, qual a lógica pra isso?
(Nem quero citar sobre os ônibus vagões que possui 3 vagas pra cadeirante e quase não tem cadeira pra sentar, citarei casos de ônibus não vagões...)
São coisas que eu, como usuário de transporte coletivo e instruído no ramo fico encafifado, a quantidade de cadeiras nos veículos de hoje em dia não tem explicação, fora que não existe mais cadeiras no curral que segue para o fundo.
Vamos a uma comparação um pouco mais lógica:
3117 vs 3035
Antes da retirada das cadeiras do curral, o 3035 tinha exatas 38 cadeiras, e o 3117 tinha exatas 35
Cada um perdeu 3 cadeiras, ficou 32 pra o 3117, e 35 pro 3035
Se for parar pra analisar o 3035 está com uma quantidade razoável, até boa pro seu tamanho, no mesmo patamar do 7142 da 1207, já você vai comparar esse 3035 e 7142 com o 7035, já veem a piada, os ônibus com 12,6M possui apenas 1 banco à menos que os ônibus com 13,2M
Do que adianta ser alongado?
Do que adianta a linha 1220 possuir Torino G7 alongado de 13,2M se na prática só possui 2 cadeiras a mais que um Torino G7 de 12,6M da União que roda na 1238?
Em termos de carroceria, pelo design eu prefiro o Vip, mas nesse quesito eu prefiro o Torino, vamos aos fatos:
A Induscar Caio disponibiliza 11 bancos do ônibus apenas pra os mais velhos, enquanto a Marcopolo disponibiliza 7, isso porque eu descontei o banco dos gordos que são contados como 1, daí a Caio disponibiliza 12(13) e a Marcopolo 8(9)
Então, é melhor possuir um Torino, ou um Apache?
Isso porque eu também não contei o assento do cego com cão guia, acredito eu que se fosse que nem antigamente onde a pessoa ficava esmagado sentado, mas viajava sentado, mas não, é muito espaço gasto em vão...
*Deve ser por isso que a Central/Ondina/Capital/Barramar trazem logo vagões* (infame)
Eu não estou desmeritando o tamanho dos ônibus, apenas falando da falta de cadeiras, já tive inúmeras vezes a mesma ideia de ônibus com 2 portas entrada pela traseira e EDF pela mesma, como em Campina Grande – PB, já até pensei em EDF pela porta da frente, com o boxe pra cadeirante logo na entrada, de lado, mas enfim, cheguei a conclusão que no meio nem é tão incomodo, pois esse boxe não afeta em nada na configuração interna, um Apache Vip III (copia mal feita do Vip 2) com 13,2M em Salvador pode muito bem comportar 42 cadeiras, isso só requer os empresários fazerem o pedido.
Eu poderia está pedindo um ar-condicionado;
Eu poderia está pedindo cadeiras acolchoadas;
Eu poderia está pedindo um SIT;
Eu poderia pedir o Bilhete Único;
Mas estou aqui na humildade pedindo mais bancos de plástico s/ alfmofadinha fuleira dentro dos ônibus.
E outra, os Trucados da Barramar comportam 42 pessoas sentadas (incluindo sem os bancos do curral), mas aquele carro comportaria até 48 cadeiras numa boa, até porque os s21 normais de 12M tinham, porque um Trucado de 14M não pode?

E outra, pra quem acha que Transporte de Qualidade significa um Transporte que lhe leve ao destino com pontualidade, independente de está em pé ou sentado...

Só lamento, mas pra mim, transporte de qualidade é isso, mais os bancos, ninguém gosta de viajar em pé, todos querem entrar na condução e viajar sentado é o mínimo de conforto que o passageiro merece.

Ônibus citados:
3168 – Comil Svelto 2008 – Curto 11M – 38 lugares – Roda linha 1224 Arenoso / Pituba


3117 – Comil Svelto 2008 – Curto 11M – 32 lugares – Roda linha 1118 São Gonçalo / Barroquinha
Esse é o 3044, mas é idêntico: 
3035 – Apache Vip II – Alongado 12,6M – 35 lugares – Roda linha 1116 Saboeiro / Lapa
Sem fotos desse, nem dos irmãos!

7142 – Apache s22 – Alongado 12,6M – 35 lugares – Roda linha 1207 Tancredo Neves – Pituba

7035 – Apache Vip II – Alongado 13,2M – 36 lugares – Roda linha 1207 Tancredo Neves – Pituba

Demais linhas citadas:
1220 Mata Escura – Pituba (via Chapada/Itaigara)
1238 Jardim Santo Inácio – Pituba (via C. Árvores/Paulo VI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário